
Na solenidade de entrega do Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, realizada em Brasília na manhã desta terça-feira, 11, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou os prefeitos que fazem propaganda da saúde e educação nos municípios que administram, mas não usam os serviços públicos que atendem a população.
Na cerimónia, o chefe do Executivo federal exortou os gestores a matricularem os filhos em instituições públicas, sendo contra os gestores colocarem as crianças em escolas particulares.
"Você chega em uma cidade e pergunta: "Prefeito, como é que está a educação?" "Está maravilhosa. A educação aqui é fantástica". "Prefeito, como é que está a saúde?" "A saúde aqui é fantástica". Aí você pergunta: "Seu filho estuda na escola fantástica?" "Não". O filho dele está em uma que não presta, particular", ironizou o presidente em tom de crítica.
Lula também criticou a não utilização dos serviços de saúde por parte dos gestores dos municípios. "Aí você pergunta: "Você se atende no pronto-socorro que você acha que é espetacular?" "Não, meu filho, eu levo em outro lugar'".
O presidente considera que isso explica a precariedade dos serviços em muitas cidades. "Esse país não vai dar certo nunca. Eu digo que esse país só vai dar certo o dia em que a classe média voltar para a escola pública. E só vai voltar para a escola pública quando ela melhorar", destacou.
Além de Lula, estavam presentes no evento o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), integrantes do governo federal e governadores.