
Um passageiro foi flagrado com dezenas de canetas do remédio Mounjaro, utilizado para emagrecimento, escondidas nas meias e na cueca, no Aeroporto de Fortaleza. Conforme Receita Federal, o caso ocorreu em janeiro deste ano, e as imagens do flagrante foram divulgadas nesta semana.
Uma dose de 15 miligramas do medicamento pode chegar a R$ 1,6 mil.
Nas imagens é possível ver que o homem -- passageiro de um voo que desembarcou na capital cearense -- transportava mais de 30 canetas do medicamento no corpo. A bula do remédio indica que ele deve ser armazenado sob refrigeração de até 8ºC
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/s/S/Gme715SCW6a1IdnyQlVw/whatsapp-image-2025-02-13-at-05.53.12.jpeg)
Medicamento para emagrecimento, que deve ficar armazenado sob refrigeração de 2°C a 8°C, estava sendo transportado irregularmente junto ao corpo do passageiro. — Foto: Reprodução
O Mounjaro é um emagrecedor à base de Tirzepatida utilizado no tratamento de diabete. O produto é regulamentado pela Anvisa somente para importação por pessoas físicas mediante receita médica, sendo proibida sua importação por pessoas jurídicas e comercialização dentro do mercado brasileiro.
Ao ser questionada pelo g1 sobre os detalhes da apreensão, a Receita Federal informou que não iria se pronunciar sobre o caso e não deu mais detalhes das circunstâncias que o material foi localizado. O órgão também não informou se o homem ficou detido.
No início do ano a Receita Federal apreendeu também 176 canetas do remédio Mounjaro, avaliadas em R$ 600 mil, que estavam escondidas em uma carga de material de pesca que saiu de Miami com destino a Fortaleza. Na ocasião, o material foi entregue à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).