
Um idoso foi preso em flagrante na tarde desta terça-feira (14) ao tentar sacar a quantia de R$ 10 mil com documentos falsos em uma agência da Caixa Econômica Federal localizada no Centro de Quixadá, no sertão central do Ceará. O suspeito foi identificado como Manuel Lopes Filho, de 63 anos.
Segundo informações apuradas pelo Revista Central , o homem tentava acessar uma conta alheia usando a identidade de outra pessoa: Raimundo Martins da Silva. A gerente da agência desconfiou da situação durante a análise dos documentos apresentados e acionou a Polícia Militar após constatar indícios claros de fraude.
Durante o processo de verificação, foram encontradas diversas incoerências nos dados fornecidos por Manuel. Um dos principais sinais de alerta foi o fato de que o documento usado pelo suspeito estava assinado, enquanto no sistema oficial da instituição bancária, o titular da conta constava como não alfabetizado — e, portanto, sem assinatura registrada. Além disso, havia diferença na tonalidade de pele entre a foto do documento e o registro oficial, bem como o sistema não reconheceu a digital do homem.
Com a tentativa de saque bloqueada, a equipe do banco informou à polícia que o indivíduo poderia estar sendo acompanhado por um familiar. Durante a abordagem, Manuel afirmou que seu sobrinho o aguardava do lado de fora em um veículo modelo Tracker preto. No entanto, os policiais não encontraram ninguém nas proximidades.
Na delegacia, o idoso confessou a tentativa de golpe e revelou detalhes sobre o esquema. Segundo relatos feitos durante o interrogatório, ele teria sido levado até a agência por um sobrinho, ainda não localizado pela polícia, que estaria envolvido no plano criminoso. As autoridades também pretendem analisar as imagens das câmeras de segurança do banco para identificar possíveis comparsas e entender melhor a dinâmica do crime.