
O Fórum O Otimista Brasil – Edição São Paulo contou com uma palestra magna do ministro da Educação, Camilo Santana. À frente da pasta, tem priorizado a recomposição dos investimentos no ensino básico e na valorização das universidades públicas. Camilo nasceu no Crato. Engenheiro agrônomo e professor, é senador licenciado e assumiu o Ministério da Educação (MEC) em janeiro de 2023, convite que surgiu devido aos resultados obtidos nas avaliações da qualidade de ensino em sua gestão, quando foi governador do Ceará por dois mandatos consecutivos, entre os anos de 2015 a 2022.
À frente do MEC, conduz programas como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que teve adesão de 99,8% dos municípios brasileiros. "O grande desafio da educação no Brasil hoje é garantir que todos os brasileiros e brasileiras consigam concluir a educação básica. Avançamos no acesso, tanto ao ensino superior quanto ao ensino básico, mas ainda precisamos melhorar a qualidade da aprendizagem e assegurar a permanência dos alunos na escola até a conclusão dos estudos", explicou o ministro.
O Programa Escola em Tempo Integral prevê a criação de 3,2 milhões de novas matrículas até 2026, com adesão em todos os estados. "Existe hoje uma mobilização entre os entes federativos, municípios, estados e o governo federal, em torno de um objetivo comum: garantir a alfabetização na idade certa, expandir o ensino em tempo integral, assegurar a permanência dos jovens na escola e investir na formação dos professores", concluiu ele. Outro programa de destaque do MEC é o Pé-de-Meia, que combate a evasão escolar. Camilo Santana ressalta que "quase um terço da população brasileira não concluiu a educação básica. Esse é um dado alarmante e que reforça a urgência de políticas eficazes. Um dos maiores desafios do nosso País".
Adriano Nogueira, presidente do Grupo Otimista de Comunicação, reforçou o papel da educação no Fórum. "Importante reforçarmos nosso compromisso com um debate qualificado sobre os caminhos que podem levar o País a um futuro mais justo, inclusivo e promissor por meio da educação", destacou Adriano.
Homenagem
Durante o evento, foi entregue uma homenagem ao ministro pela presidente do Conselho de Curadores da FAAP, Celita Procópio de Carvalho. "Receber essa homenagem aqui na FAAP, como ministro de Estado, é uma honra enorme. Fico muito grato e emocionado. Toda homenagem nos traz alegria, mas também aumenta nossa responsabilidade. Tenho plena consciência do tamanho da missão que é conduzir a educação brasileira, e essa homenagem reforça ainda mais meu compromisso. Agradeço de coração à FAAP e também a O Otimista", disse Camilo. O Fórum também foi palco do lançamento da revista Otimista Brasil.
Outro importante momento diz respeito à Fundação Armando Álvares Penteado que reafirmou seu papel de vanguarda no lançamento da FAAP 4.0. São 78 anos de tradição no ensino superior e, a partir deste trabalho, alinha-se às tecnologias mais avançadas, exigindo uma preparação sólida e atualizada para os desafios dos novos mercados.
"A capacitação dos professores e dos demais profissionais e colaboradores da instituição iniciará no mês de julho. Muito em breve, vamos ampliar essa proposta, oferecendo cursos de formação e atualização para profissionais que já estão no mercado, além de programas de graduação, pós-graduação e extensão para quem busca aperfeiçoar sua carreira com foco nas transformações tecnológicas que moldam o presente e o futuro", concluiu o CEO da FAAP, Luis Sobral.
Fórum
O Fórum O Otimista Brasil – Edição São Paulo é uma correalização em parceria com a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Promoção e realização: Grupo Otimista de Comunicação e Instituto Dr. Albino Nogueira. Patrocínio: Sistema FIEC; Grupo Aço Cearense; Grupo Marquise; Servtec; Alece; Qair.