Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia

Plástico é encontrado na carne de merenda escolar na mesma cidade onde aluna reclamou de excesso de soja

Imagem de destaque da notícia

A prefeitura de Juazeiro do Norte, no Ceará, recebeu a denúncia de que foram encontrados pedaços de plástico nas carnes da merenda escolar entregues pelo atual fornecedor. A cidade é a mesma onde uma aluna viralizou nas redes sociais reclamando da recorrência de soja nas refeições.

A TV Verdes Mares obteve um ofício datado de 1º de abril, no qual a prefeitura relatou a presença de fragmentos de plástico nas carnes moídas e suína. No documento, a prefeitura disse que, no momento da entrega, não foram identificadas irregularidades, mas que, posteriormente, as escolas enviaram fotos dos plásticos encontrados nas carnes.

Além da presença de plástico nas carnes, a secretária da Educação, Márcia Franca, revelou que também foi constatado que a empresa estava fornecendo uma quantidade de carne inferior à contratada. Segundo ela, a empresa atendeu à solicitação da substituição dos alimentos e um novo lote foi enviado imediatamente.

A presidente da Câmara de Alimentação Escolar de Juazeiro do Norte, Francisca Gomes de Lima, ressalta que a falta de carne nas refeições escolares é um problema antigo e reforça a importância de oferecer refeições adequadas para os estudantes.

"Tem que ser comprado uma merenda de qualidade para essas crianças porque muitas delas saem de casa sem tomar o café da manhã. Muitas delas vão para a escola pensando no almoço. E não é justo ser servido baião de dois com cuscuz, soja e legumes", pontuou.

Apesar das falhas do fornecedor, a secretária da Educação explicou que não é possível encerrar o contrato imediatamente.

"O contrato foi assinado em março. Então, desde que nós percebemos a dificuldade de entrega, nós começamos a notificar a empresa, seguindo todo o trâmite jurídico", explica.

'Ninguém aguenta mais soja'

A denúncia do plástico na carne aparece logo depois da reclamação da estudante Maria de Fátima, de 9 anos. Um vídeo viralizou nas redes sociais após em que ela aparece reclamando da merenda servida na escola.

Todo dia é cuscuz com soja, é pão com soja, é sopa com soja… Ninguém aguenta mais comer soja

— Maria de Fátima.

A cobrança de Maria de Fátima ocorreu durante o projeto Câmara com o Povo, com audiência realizada na sede da ONG Missão Baluarte, na localidade do Sítio Logradouro. O evento tinha a presença de vereadores de Juazeiro do Norte, com momentos em que moradores podiam falar sobre os desafios da região.

Em resposta à repercussão do vídeo nas redes sociais, o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) gravou uma live, na última segunda-feira (9) no depósito central com insumos para a merenda escolar do município.

Segundo o gestor, um procedimento administrativo apura um problema no fornecimento de carnes para a merenda escolar. Na próxima semana, a prefeitura deve ampliar o número de fornecedores de proteína.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis