Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia

Ceará é reconhecido como zona livre da febre aftosa sem vacinação

Imagem de destaque da notícia

Nesta quinta-feira (2), o Ceará foi reconhecido como um estado livre da febre aftosa sem vacinação. A informação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na Portaria 678 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que ainda pontua outros 21 estados brasileiros que também estão livres da febre.

Em publicação feita nas redes sociais, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), disse que esta é uma grande conquista para os produtores cearenses. "É resultado de um grande trabalho em conjunto com os municípios, secretarias e entidades. A participação de todos contribuiu para uma mudança histórica em nossa pecuária", escreveu.

A Portaria foi assinada pelo ministro Carlos Fávaro, e reconhece nacionalmente como livres da febre aftosa sem vacinação os Estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

Assim, a Portaria do Mapa estabelece que esses estados estão proibidos de armazenar, comercializar e de usar as vacinas contra a febre aftosa, por não haver mais a necessidade de vacinar os rebanhos bovinos e bubalinos.

A última campanha de vacinação contra febre aftosa no Ceará foi realizada até a última terça-feira (30) e o prazo para declarar a quantidade imunizada segue até o dia 15 de maio.

Fonte: O Otimista

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis