Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia

Enem dos Concursos: CNU é adiado devido à tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul, anuncia Governo

Imagem de destaque da notícia

O Governo Federal anunciou, nesta sexta-feira (3), o adiamento das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) devido à tragédia das fortes chuvas no Rio Grande do Sul desde a última semana. A decisão foi divulgada pelos ministros Paulo Pimenta (Secom) e Esther Dweck (Gestão e Inovação) em coletiva de imprensa nesta tarde. A nova data do concurso ainda não foi definida. As provas seriam aplicadas neste domingo (5) em todo o Brasil.

De acordo com anúncio de Esther, seria "impossível" realizar a aplicação da prova no Estado do RS. Segundo ela, o adiamento é "a solução mais segura para os candidatos do Brasil inteiro". A ministra afirmou ainda que um acordo será assinado para respaldo jurídico da decisão.

"Seria impossível realizar a prova no Rio Grande do Sul, seja pelos locais, pelo risco de vida das pessoas. Nesse sentido, a democratização do acesso de todos os candidatos em todo o país nos pautou desde o início. Analisamos as condições de realização de provas no estado e construímos um acordo para a integridade do concurso. [O adiamento] é a decisão que foi tomada", afirmou Esther Dweck.

Segundo a ministra, o objetivo do governo é garantir que os mais de 2 milhões de candidatos realizem as provas nas mesmas condições. Para a decisão, foi levado em consideração o cenário de calamidade pública no RS, como o risco de inundações severas, bloqueios de estradas e falta de energia, o que impossibilita a locomoção da população.

"Estamos diante de uma calamidade de proporções inéditas. Nosso primeiro compromisso é se solidarizar com as vítimas [...] Faríamos o concurso em 228 cidades. Sabemos que os candidatos estão preparados para o concurso, estávamos focados na realização no domingo. Mas como já foi descrito, o cenário na região Sul foi se agravando, e o que a gente percebeu é que estamos numa situação de agravamento sem precedentes", pontuou Dweck.

NOVA DATA

O governo informou que a nova data do CNU será anunciada "assim que houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional" e deve ocorrer "em algumas semanas". De acordo com a ministra, a ideia é usar as mesmas provas quando o exame for remarcado.

Conforme o calendário do exame, as provas seriam aplicadas neste domingo (5) em todo o Brasil. Ao todo, o certame oferta 6.640 vagas e é o maior processo seletivo para o serviço público da história do País.

Fonte: Diário do Nordeste

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis